Áreas do conhecimento envolvidas: todas podem trabalhar com essa tecnologia, inclusive interdisciplinarmente
Habilidades e competências envolvidas:
1. INTELECTUAIS – São as
competências necessárias para reconhecer e definir problemas, equacionar
soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de
trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.
- Aplicar
conhecimento –
Saber aplicar seus conhecimentos técnicos para a resolução das situações
expostas em seu contexto de atuação.
- Transferir
conhecimento – Saber multiplicar seus conhecimentos técnicos para seu
superior, pares, ensinando, instruindo e aperfeiçoando a resolução das
situações expostas em seu contexto de atuação. Estar apto para adquirir
novos conhecimentos.
- Reconhecer
e definir problemas, propondo soluções para equacioná-los - Visualizar, analisar
e situar as atividades dentro do contexto social.
2. DE COMUNICAÇÃO – São as
competências utilizadas na forma de expressão e comunicação com seu grupo,
cooperação de trabalho em equipe, de diálogo, de exercício da negociação e de
comunicação.
- Comunicação - Comunicar-se com todos
de forma eficaz - Entender os tipos de feedback, como avaliar a
adeqüabilidade e as condições do feedback. Feedback eficaz. Feedback
individual versus feedback coletivo.
- Redação
e Gramática –
Comunicar-se por escrito de maneira mais clara e mais eficaz. Escrever
centrado no leitor e formatar suas comunicações de tal forma que sejam
fáceis de ser lidas, que causem o impacto desejado e que o ajudem a
alcançar seus objetivos.
- Negociação – Capacidade de demonstrar
atitudes flexíveis e de adaptá-las a terceiros e a situações diversas.
Desenvolver habilidades de relacionamento, incluindo as capacidades de
flexibilização e adaptação, com enfoque na postura pessoal.
3. COMPETÊNCIAS SOCIAIS – São as
competências necessárias para atitudes e comportamentos necessários para
transferi-lo conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e
vice-versa.
- Relacionamento
Interpessoal -
Cultuar uma boa relação com seus colaboradores, tanto nas questões
voltadas ao dia-a-dia de trabalho, através de orientações em relação aos
trabalhos, quanto naquelas horas onde a emoção faz-se presente. É preciso
que o líder esteja atento às atitudes de sua equipe, para melhor
direcionar sua atuação frente aos acontecimentos.
- Trabalhar
em equipe, gerenciando conflitos e interesses – Capacidade e
discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o
conhecimento do processo da Motivação e a aplicação eficaz da liderança,
com capacidade de influenciar o comportamento do grupo com empatia e
equidade, visando os interesses interpessoais e institucionais.
4. COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS – São as
competências necessárias para demonstrar capacidade para a inovação,
iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças,
consciência da qualidade e implicações éticas do seu trabalho.
- Iniciativa - Identificar e atuar pro
ativamente sobre problemas e oportunidades. Oferecer-se para Tarefas e
identificar o que precisa ser feito e começa a agir.
- Criatividade - Produzir mais e
melhores idéias para o desenvolvimento de produtos e de novos processos de
trabalho.
- Adaptabilidade – Adaptar-se às condições
favoráveis e desfavoráveis sejam elas de qualquer ordem (ambientais,
econômicas, tecnológicas...).
- Consciência
da qualidade -
Buscar pela excelência.
- Ética
– Sustentar-se
em valores éticos e morais.
5. COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS – São as competências
necessárias para compreensão do processo seus objetivos, relações com o mercado,
ambiente sócio político.
- Compromisso
com Resultados – Liderar/atuar
com foco em objetivos quantitativos e qualitativos. Quando observado e
praticado pelo líder, trará credibilidade por parte de seus liderados. Uma
vez que o líder influencia diretamente o comportamento de seus liderados,
quando de sua aceitação, a prática de tal competência servirá como modelo
a ser seguido e poderá gerar estímulos positivos na equipe, tornando-a
cada vez mais compromissada com as metas a serem atingidas.
- Gerenciar
Tempo -
Estabelecer metas, priorizar tarefas, lidar com os desperdiçadores de
tempo, fazer análise do tempo e criar e maximizar sua programação de uso
do tempo.
- Gerenciar
Recursos –Equacionar
a mão-de-obra disponível com os recursos técnicos disponíveis.
- Planejamento
e Organização – Coordenar suas tarefas e/ou da equipe, incluindo o planejamento
(plano de ação/cronograma), a organização (distribuição de trabalhos), e
as tarefas sequenciais (ações), bem como a seleção e a alocação de
recursos necessários.
Adaptado de: http://www3.catho.com.br/salario/action//artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php
Acesso em: 14 nov.
2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário